Uma playlist de 50 músicas para se ouvir pelo resto da vida

Compartilhe!

A música tem o poder de nos transportar para outras épocas e lugares, de nos fazer reviver momentos inesquecíveis e de despertar sentimentos que há muito tempo estavam adormecidos. Para muitos de nós, a música é uma companheira fiel que nos acompanha em todas as fases da vida, nos momentos felizes e também nos mais difíceis. E se você pudesse escolher apenas 50 músicas para ouvir pelo resto da vida, quais seriam? Este é o desafio que muitos amantes da música já se propuseram a enfrentar, e hoje é minha vez de compartilhar as minhas escolhas pessoais. Não se trata de uma lista definitiva ou das melhores músicas de todos os tempos, mas sim das minhas preferidas, aquelas que me emocionam, me fazem dançar, cantar e que me acompanham há anos. São músicas que têm um significado especial para mim, que trazem lembranças de momentos marcantes e que eu não me imagino sem ouvir. Então, prepare-se para conhecer um pouco mais sobre a minha história através das minhas 50 músicas preferidas.

SE EU TIVESSE QUE ESCOLHER 50 MÚSICAS PARA OUVIR PELO RESTO DA VIDA, SENDO APENAS 1 DE CADA CANTOR OU BANDA, SERIAM ESSAS AS MÚSICAS:

1. Dust in the wind – Kansas
2. Wicked Game – Chris Isaak
3. Sister – The Nixon’s
4. Rebirth – Angra
5. Silent lucidity – Queensryche
6. The day that never comes – Metallica
7. Box of rain – Grateful Dead
8. Stairway in heaven – Led Zepellin
9. Comfortable Numb – Pink Floyd
10. Anyone – Roxette
11. The sound of silence – Simon & Garfunkel
12. Nothing compares to you – Sinead O’Connor (essa música é do Prince, mas prefiro as versões de Sinead e de Chris Cornell)
13. Behind the blues eyes – The Who
14. Dreams – Fleetwood Mac
15. Black – Pearl Jam
16. Down in a hole – Alice in Chains
17. The tears of the dragons – Bruce Dickson
18. We Said Goodbye – David Maclean (essa música do cantor brasileiro faz me sentir nos anos 70, mas nasci em 90. Também marcou um ano especial para mim que foi 2003. Traz-me lembranças de meu irmão e minha mãe (in memorian)
19. Always – Bon Jovi (seria impossível deixar essa de fora. Principalmente para quem nasceu no final da década de 80).
20. Perfects Stranger – Deep Purple
21. No Rain – Blind Melon
22. Simple Man – Lynyrd Skynyrd
23. Imatation of life – R.E.M
24. High and Dry – Radiohead
25. Wasted Time – Skid Row
26. 2 Minutes to Midnight – Iron Maiden
27. Para tu amor – Juanes
28. Enjoy the silence – Depeche Mode (a melhor música da melhor banda de New Wave).
29. Zombie – The Cranberries (Impossível não lembrar dos anos 90 e cantar o refrão junto)
30. Dig – Incubus (Incubus é uma daquelas bandas que não são tão conhecidas, mas fazem um som cheia autêntico e com ótimas músicas).
31. Paciência – Lenine (O que falar desse pernambucano. Lenine tem um jeito especial de compor e cantar. Cada música acrescente algo incrível a quem ouve)
32. What´s Up (What’s Going On) – 4 Non Blondes (Os anos 90 representados em uma música. Lembranças de uma fita K7 gravada com essa música na Rádio Antena 1)
33. All You Need Is Love – The Beatles
34. Changes – Ozzy Osbourne
35. Árvore – Edson Gomes (maior ícone da música baiana. Edson Gomes é um artista vislumbrante. Suas músicas me acompanham desde que eu era pequeninho. Acho que é o primeiro cantor que marcou positivamente a minha vida)
36. Vento no Litoral – Legião Urbana (uma entre as perfeitas criações de Renato Russo).
37. Somos quem podemos ser – Engenheiros do Hawaii (A minha banda brasileira preferida. Humberto Gessinger é um gênio na arte de compor).
38. La Idad del Cielo – Jorge Drexler (cantor Uruguaio. Moska fez uma versão dessa música em português).
39. Per Amore – Zizi Possi (resumo da minha infância. Impossível ouvir e não me lembrar de minha mãe (in memorian) e do final da década de 90. Era trilha de uma novela.
40. Patiente – Gun’s N Roses (é impossível ouvir sem assoviá-la).
41. Watch Over You – Alter Bridge (Essa banda precisa ser ouvida mais. Formada depois que o Creed chegou ao fim, Mark Tremont e Miles Kennedy conseguiram formar umas das melhores bandas pós anos 90).
42. Reason – Shaman (André Mattos, o maior vocalista de metal nascido no Brasil. Suas interpretações músicas são sem iguais).
43. Wonderwall – Oasis (Com certeza essa é a minha banda preferida de todos os tempos. Impossível ouvir apenas uma ou duas músicas de Oasis).
44. Dream on – Aerosmith (Essa música transmite um energia muito positiva).
45. Estranho – Dalto (Impossível ouvir e não cantar junto. Essa música traz me boas lembranças da infância. Acho que ouvia no rádio)
46. Esperando Aviões – Vander Lee (Essa é uma das mais perfeitas músicas brasileiras de todos os tempos. Vander Lee foi incrível em sua passagem como artista).
47. Medo da Chuva – Raul Seixas (Raul Seixas, Renato Russo e Belchior foram aqueles cantores que quando paravam para compor só faziam obras-primas). Suas letras são sempre compostas de elementos que precisam serem interpretados com profundidade, pois cada música traz algo muito profundo para se entender.
48. Sujeito de Sorte – Belchior (A obra de Belchior como cantor e compositor é digna de profunda admiração e valorização pela amplitude e profundidade presente em suas letras).
49. A saga de um vaqueiro – Mastruz com Leite (essa música representa a cultura da minha região: o Nordeste do Brasil. Quem conhece a música se identifica muito com ela, principalmente se for nordestino e gostar da cultura da região. Para mim, essa é a mais perfeita música do forró).
50. One Of Us – Joan Osborne (Essa música é a primeira que meu filho gostou. Ele senta para ouvi-la sempre que toca).

Por José Carlos Alves (um fã de músicas boas. Elas transcendem gêneros)